Realizações

Realizações

Mutirão. A palavra vem do tupi, potirom (po-tirom, “mãos-juntas”). Nossa corrente tem a característica de se firmar para além dos trabalhos com o Santo Daime na Igreja. Através da força da nossa união, procuramos não apenas realizar os trabalhos espirituais, mas também cuidar do ambiente que nos rodeia.

Por isso, em nosso calendário sempre organizamos os “mutirões”, momentos de interação da irmandade entre si e com a natureza, de convivência e trabalho mútuo. É dessas ocasiões, no fundo, que brotam os espaços que utilizamos: a Igreja, a nossa Oca, o nosso jardim, a nossa cozinha, os banheiros, a casinha de ferramenta etc. Entendemos que a caridade e o amor devem servir não apenas à Doutrina, mas também à terra.

Acompanhe aqui o nosso dia-dia nas obras!

Projetos da Casa

Assim, desde que adquirimos nossa terra, iniciamos também um projeto de agro reflorestamento. Hoje, já plantamos mais de 1.500 mudas de árvores, frutíferas e nativas, além de termos iniciado o projeto Ibí Horta Orgânica (ibí, também do tupi, “terra”) – através da qual a irmandade já vem usufruindo de relativa autonomia alimentar com qualidade.

Tais projetos tem como objetivo promover a recuperação do solo, desgastado pela monocultura da cana-de-açúcar, prática intensamente empregada na região, e também o reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Jacutinga, com o qual regamos o nosso jardim.

Reinado

Com a união de nossas mãos, também plantamos mais de 160 Jagubes e 150 Rainhas, que são os nossos companheiros na viagem rumo à autonomia no preparo do Santo Daime. Com a maturidade de nossas plantas, um de nossos próximos desafios é a construção da Casa de Feitio, para a qual foram adquiridas terras adjacentes às da Igreja, e as quais aguardam agora apenas o levantamento financeiro e material para a construção.

Desafios

Outro grande desafio é a manutenção e reforma dos espaços já construídos. Desde que foi fundada a Casa de Cura Raimundo Irineu Serra, assim como as plantas, a irmandade tem crescido. Em 2019 realizamos a expansão das laterais da Igreja e da cozinha, para que todos pudessem ser confortavelmente recebidos. Agora, visamos reconstruir e elevar nosso telhado, além de planejarmos a construção de espaços de lazer e recreação para as crianças que também vem vindo.

Mas, para que tudo isso aconteça, muita caridade e união são necessárias. Caso você sinta de somar com suas mãos nesse potirom, seja financeiramente, ou doando materiais de construção, seja colocando sua força junto da nossa nos mutirões, saiba que estamos de portas abertas.

Para doações financeiras:

Agência: 4441-5
Conta Corrente: 3464-9
Banco: Sicoob
Nome: Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal
CNPJ: 34.444.345/0001-56